Coordenador : Christiane Fernandes Ribeiro
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 395313.2206.117496.05062023
Departamento/Setor: MMI
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Alunos do internato obrigatório em atenção básica, profissionais do módulo do médicos de saúde da família do Maceió e Matapaca e da UMEI Governador Eduardo Campos, usuários das três unidades.
Local de atuação: Programa de saúde da família do Maceio, Programa de saúde da família do Matapaca Creche prefeito Eduardo Campos
Objetivo
Desenvolver ações de puericultura, tais como, acompanhamento do desenvolvimento e crescimento, incentivo ao aleitamento materno, vigilância e tratamento das doenças diarreicas e respiratórias agudas. Desenvolver ações voltadas para crianças com atraso de linguagem em parceria com a UMEI Governador Eduardo Campos. Dentre estas ações esta palestras para os pais, roda de conversa com pais e professores, participação nas reuniões pedagógicas e acompanhamento médico das demandas locais, este acompanhamento acontecerá as 4 feira à tarde. Capacitar alunos de graduação da Faculdade de Medicina nas ações de puericultura e TRV . Capacitar profissionais do PMF do Maceio e Matapaca no TRV, e demais temas da puericultura. Produção científica sobre os temas abordados. Realizar palestras com a comunidade que utiliza o PMF e a UMEI sobre a importância da puericultura e da realização do TRV e do estímulo diferenciado às crianças com atraso de linguagem.
Resumo
O primeiro ano de vida é um dos momentos mais importantes da vida. A assistência médica neste momento abrange várias funções e objetivos, tais como, a prevenção e a promoção da saúde infantil. Dentre as atividades mais importantes da puericultura estão o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, o diagnóstico precoce de alterações congênitas atrás dos diversos testes (pezinho, olhinho (TRV), incentivo ao aleitamento materno, tratamento de afecções comuns nesta faixa etária , como a diarréia aguda e as afecções do trato respiratório. O acompanhamento do desenvolvimento neuropsicomotor tem sido muito trabalhado junto aos alunos nesta fase pós-pandemia devido as repercussões negativas principalmente nos pré-escolares.